02/03/79 • RITUAIS DOS RETIROS
Década de 70 > 1979
O Retiro é do Doutrinador, somente.
O Retiro, é um dos trabalhos que exige mais precisão, mais cuidado porque; porque sendo na Lei do Auxílio, funciona em horários diversos, que muitas vezes entra em desarmonia. O Retiro está sempre, como já disse, exposto às intempéries dos horários que, sem a vontade do seu dirigente, é perigoso. Perigoso; isto é, de espíritos também diversos.
Os Retiros são dirigidos por Mayante, que recebe e emite em três horários exatos. É bem mais cômodo não abrir um Retiro, do que abrir fora do seu horário. O seu fechamento poderá atrasar; o que não pode é adiantar.
Nos recomenda “Tapir”, que seja lido o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo na primeira e na segunda abertura. Na terceira, se houver Mesa, isto é, se os seus componentes sentirem a presença de qualquer sofredor ou falange, também deve ser lido. Lido ou comentado, depende da capacidade do Presidente.
O Retiro tem três tempos: Evangélico, Iniciático e Kardecista. Começa na linha Indiana, e termina às dez horas da manhã, Indiana; às dez e meia - Kardecista, esta linha é segura na Linha de Passes. Às onze horas, já contamos novamente com a Corrente Indiana do Espaço; às três horas da tarde, no segundo intercâmbio é, então, que as forças se cruzam e toda a Corrente Mestra passa a funcionar, ou melhor, se desloca.
Se houver médiuns suficientes que possam manter a Corrente Mestra, ela fica manipulando as energias que forem necessárias. Há dezoito anos atrás, se podia fazer o fechamento do Retiro no seu último intercâmbio, que é às oito e meia da noite. Porém, hoje, podemos atrasar, mas não podemos mais fechar nesse horário, pela sua força iniciática hoje existente.
HORÁRIO INFLUENTE
Doze horas, são horas perigosas, hora que a Presença Divina está em “HONRA E GUARDA” na trilha dos espíritos dos Vales Negros, “CONSCIENTES”.
Os Retiros, mesmo não funcionando a sua parte iniciática, têm forças mesmo. Somente na Corrente Indiana do Oriente Maior, para produzir na Lei do Auxílio, as mais perfeitas curas desobsessivas.
O seu dirigente não deve afastar-se do Templo por qualquer motivo, que não seja no almoço, em prazo curto, poderá no caso deixar alguém e, também, se for voltar, deixa seu escudo e sua fita no Templo; se for voltar ou se em uma curta diligência. Não é perigoso deixar o seu retiro, fechando tudo certinho. Sim, se estamos agora em uma jornada iniciática em que os retiros evangélicos se cruzam, se já temos a segurança de um Adjunto, temos que cruzar também os dirigentes.
O Doutrinador responsável pelo Retiro e o Adjunto que induzir a sua força iniciática são duas forças distintas. Estando o Adjunto a serviço do Retiro, trata-se de um Retiro Especial, porque se trata da presença de um Ministro.
O Doutrinador responsável pelo seu Retiro não poderá fazer a abertura atrasada. Porém, o Adjunto escalado poderá abrir com a sua abertura iniciática, tão logo chegue ao Templo.
Retiro – chamamos ao trabalho aberto, das dez da manhã às oito e meia da noite.
Salve Deus! Somente uma implicação existe: quando o Adjunto for abrir o seu intercâmbio iniciático, no Templo, para qualquer movimentação. Sim, digo duas forças distintas.
Por hipótese nenhuma poderá o dirigente abrir o seu Retiro atrasado.
Com carinho, a Mãe em Cristo,