Evolução
Glossario > E
Denominamos evolução ao processo contínuo e progressivo do desenvolvimento físico e espiritual que se faz nos três reinos da Natureza, na Terra. Segundo Leon Denis, “o espírito dorme no mineral, acorda no vegetal, tem sensações no animal e raciocina no Homem!”
Essa linha evolutiva encontramos nas “Profecias Mayas”, em Hunab-ku e os Ciclos do Espírito:
- 1º CICLO DO ESPÍRITO: Terra – Para os Mayas o ciclo começa com a manifestação do Espírito, que sai de HUNAB-KU, seu único Deus, que está em todas as partes, e se densifica na matéria, na terra e na água.
- 2º CICLO DO ESPÍRITO: Semente [Milho] – Após vários ciclos, nos quais recebe a luz do Sol, esse Espírito evolui, sai de si mesmo, começa a se reproduzir, a se diversificar. E cresce sobre a terra, em toda a vegetação.
- 3° CICLO DO ESPÍRITO: Cérebro réptil [Serpente] – Com o tempo adquire autonomia e movimentos independentes aos do planeta, encarnando-se em um ser que se arrasta pelo solo, no meio da natureza. Depois sente emoção pela primeira vez, morre e volta a nascer.
- 4º CICLO DO ESPÍRITO: Cérebro mamífero [Macaco] – Transforma-se em mamífero. Aprende a relacionar-se com os outros seres, que produzem nele sentimentos e emoções. Deixa de arrastar-se pelo chão e ergue-se sobre suas extremidades.
- 5º CICLO DO ESPÍRITO: Cérebro humano [Homem/Mulher] – Nasce então a vida inteligente, a compreensão dos ciclos, da vida e da morte. A razão e o pensamento. A possibilidade de entender a beleza da vida, a beleza dos ciclos.
- 6º CICLO DO ESPÍRITO: Mente Coletiva [Homens e mulheres, a Humanidade] – Evolui. E através de seu próprio esforço consciente, encontra sua Mente superior. Conseguindo ver através da escuridão, entende o significado da vida. Une a razão com a intuição e se conecta com a consciência superior coletiva. Une-se com todos, desde a sua individualidade. Isso dá lugar a relações harmoniosas, e ao fim do sofrimento.
- 7º CICLO DO ESPÍRITO: Mente Solar [Sol] – Unido à Mente do Planeta, consegue contato com outras mentes da Galáxia. Pode ver todas as vidas que já viveu. Passa pelas mudanças do tempo. E a sua Mente se transforma no Sol.
- 8º CICLO DO ESPÍRITO: Mente Galáctica – Por último, transforma-se em uma MENTE GALÁCTICA, que pode gerar novamente um ciclo completo, mas um degrau mais acima, mais perfeito, mais perto de HUNAB-KU.
- 9º CICLO DO ESPÍRITO: HUNAB-KU (O Ser Supremo, a Perfeição).
Nesse processo em direção à perfeição, os Mayas entendiam que todas as civilizações têm ciclos, que começam e terminam. Isso explica a evolução do espírito, de forma contínua e constante, tendo iniciado sua jornada no reino mineral, onde reina a lei dos princípios físico-químicos e ele só obedece, uma vez que é insignificante sua inteligência.
Após esta primeira fase, que dura milhões de anos terrestres, tem a oportunidade de expressar diminuta parcela de sua inteligência, através de ações que ainda continuam parcialmente contidas pelas reações físico-químicas. Nesta fase, há predominância do espírito sobre os rígidos fenômenos da matéria, e ele adquire características supramateriais, respondendo a estímulos, tendo diferenciação sexual, etc.
Quando no reino animal, o espírito já aplica a inteligência para obter o direcionamento dos recursos do funcionamento orgânico, definindo objetivos e explorando suas potencialidades.
Ao chegar à fase em que já predomina sua expressão de forma contínua e interligada, o raciocínio inteligente, adquire sua forma como Homem.
Com a evolução se modifica e se corrige a natureza de cada ser, sempre havendo o aperfeiçoamento material e espiritual, partindo do pequeno para o maior, do mal para o bem, da ignorância para a sabedoria. O comportamento deve ser, sempre, para melhor.
Quando vamos em busca da origem do Homem nas mais variadas fontes de filosofias e religiões das distantes eras, o que encontramos é, de modo geral, que o primeiro homem foi feito de barro. Com o progresso da Ciência, vemos que essa é uma ideia que se aproxima da realidade da evolução, pois a vida se originou nas águas de um planeta em formação, adaptando suas diversas formas, através das eras, originando as plantas e os animais, entre os quais surgiu uma ramificação que deu origem ao Homem – o Homo erectus, que, por obra dos Capelinos, teve a implantação de seus plexos, passando a ser o Homo sapiens, os grandes missionários deste plano físico.
O Homem foi o ser escolhido pela Espiritualidade Superior, por ter atingido elevado grau em sua evolução puramente animal, para receber a Centelha Divina e ser o veículo para a evolução de toda a Terra, passando a ser um espírito a caminho, cumprindo suas metas cármicas através das várias encarnações no planeta, composto pelo corpo físico, pela alma e pelo espírito, que temos que estudar separadamente.
O Homem integra o princípio inteligente do Universo e, em sua caminhada evolutiva de milhares de anos, vem vivendo alternadamente no mundo material e no plano espiritual. Embora sua constituição física se assemelhe a muitas outras espécies animais viventes, como atestam as semelhanças dos fetos, todas com maravilhosa estrutura, é por sua complexidade sensorial e emocional que pode ser considerado excepcional milagre da Vida.
O Homem, dentro da Ciência, recebeu classificação como pertencente ao reino animal: vertebrado pertencente à classe dos Mamíferos, subclasse dos Placentários, ordem dos Primatas, família dos Hominídeos, gênero Homo, que se encontra, na atualidade, representado por apenas uma espécie: Homo sapiens.
Pelos estudos paleontológicos, temos diversas outras espécies que viveram na Terra em outras eras, e já desapareceram.
O processo evolutivo terrestre foi alterado em algumas eras, e continua sofrendo interferências, sempre que isso for necessário para a Humanidade, por parte dos Grandes Mestres.
Na era dos Equitumans, por exemplo, houve o súbito desaparecimento dos grandes animais, como mastodontes e dinossauros, causado por ações dos Capelinos. Na atualidade, segundo Amanto, há muitas regiões da Terra, distante da civilização, onde estão acontecendo fatos extraordinários ligados a modificações da vida animal. Em cada plano de vida – revela Amanto – existe sempre uma interferência dos planos espirituais, sempre com vistas ao aperfeiçoamento das condições do planeta, de acordo com a predominância de seus respectivos planos – físico, psíquico e espiritual.
O Vale do Amanhecer é a presença da mão de Deus, possível numa região onde existe a hegemonia psíquica, com tendência à espiritual, o que torna possível a ação dos Grandes Mestres dos Planos Divinos.
A evolução de um espírito se faz através dos milênios, onde, por sucessivas encarnações, consegue sua espiritualização crescente, agindo, reagindo e interagindo com o Universo, buscando o retorno à sua origem.
O Homem evolui de duas maneiras: por meio de seus próprios infortúnios – a mais eficaz – ou através dos alheios – a mais penosa.
O Jaguar procura retornar a Capela, e numa jornada de mais de trinta mil anos, caindo, levantando, vibrando, chega, finalmente, ao limiar da Nova Era, numa marcha evolutiva que teve que enfrentar guerras, lutas, ódios, perseguições, para se conscientizar de suas forças, para aprimorar seus conhecimentos e, entendendo melhor a si mesmo e ao mundo que o envolve, enfrentar seus reajustes e cobranças, sempre atuando plenamente com amor, tolerância e humildade.
Aprendeu a usar sua mediunidade para trabalhar na Lei do Auxílio, mas sabe que, pelo seu trabalho espiritual, apenas tem merecimento e alívio cármico. Sua evolução vai depender de sua expansão para planos mais elevados, despertando suas qualidades inatas e liberando suas latentes potencialidades, fazendo com que se modifique internamente, naturalmente dominando seus impulsos para cometer erros.
Por isso, nossa evolução não depende de nossas ações, mas sim de nossas reações – especialmente de nossa humildade – diante de atos e fatos proporcionados por nossos irmãos encarnados e desencarnados, destacando-se os casais e as famílias físicas, onde os choques são comuns e profundos.
Desde aquele remoto momento em que recebeu seu plexo iniciático, o médium do Amanhecer evolui, em sua passada irregular, mas sempre confiando que, com suas ações, pode mudar seu destino cármico e evoluir.
Vamos ter sempre em mente que devemos conviver com espíritos que tenham afinidade conosco, e que tenham qualidades superiores às nossas, porque, se convivermos com quem tenha qualidades inferiores, acabaremos nos degenerando, e ficaremos estacionados se convivermos com os que têm as mesmas qualidades que nós.
Pela evolução o ser humano vai se libertando de suas ilusões e superando suas limitações, conseguindo fazer uma reestruturação interior, em que aliviará seus conceitos, preconceitos e bitolamentos mentais, superando muitas barreiras que o manteriam escravizado a grupamentos e instituições dirigidas por homens inferiores, carentes de uma iluminação interior e de sabedoria. Pela afinidade vibratória, começa a sintonizar com as Entidades de Luz e se evolui positivamente, recebendo mensagens e ensinamentos que, sabe, o guiarão pela vida eterna, dependendo tão somente da sua sensibilidade e do grau evolutivo que alcançar pelos seus próprios méritos.
Uma coisa é certa: a evolução vai depender de cada um de nós, sendo propiciada de conformidade com o grau do AMOR que conseguirmos manter em nossos pensamentos, em nossas ações e em nossas palavras, e nos nossos trabalhos na Lei do Auxílio. Certamente, temos muito pelo que lutar! Uma luta desgastante e indispensável, a ser travada em nosso interior, resgatando nossas imperfeições pelas formas bem moldadas de nosso caráter, fruto de nossa obediência e confiança na Espiritualidade Maior.
VEJA: