Ideias - Acervo Koatay 108

Ir para o conteúdo

Ideias

               
      Ideias são representações mentais de coisas concretas ou abstratas, frutos da concepção e da elaboração intelectual. Formam, em seu conjunto, a realidade autêntica de cada ser, de formas plenas e substanciais, garantindo o conhecimento do Universo, uma vez que nelas residem a essência, a razão e a verdade de tudo o que se pode sentir, consciente ou supraconscientemente.
     As ideias são formadas a partir de duas bases: a sensação – que compreende as impressões vindas do mundo exterior, e a reflexão – pela qual o espírito reconhece suas próprias operações.a
     Temos, então, dois grupos de ideias: as ideias simples, impostas à consciência pela experiência sensível e resistem às análises, e as ideias complexas, constituídas por uma correlação de ideias simples.
     Como existem relações não observáveis por nós, porque não constam dos objetos nos quais baseamos nossa apreciação, surge no Homem a necessidade de passar de um termo a outro, de uma ideia particular a outra, e isso é feito pelo hábito ou pela crença, que nos permite o acesso as ideias que nunca haviam sido introduzidas em nós e vai nos permitir o conhecimento através do nosso intelecto.
     Segundo Francis Bacon, “triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar!”
     Emmanuel (Amanto) ensinou: “A ideia é um elemento vivo de curta ou longa duração que exteriorizamos de nossa alma e que, exprimindo criação nossa, forma acontecimentos e realizações, atitudes e circunstâncias que nos ajudam ou desajudam, conforme a natureza que lhe venhamos a imprimir. Força atuante – opera em nosso caminho enquanto lhe asseguramos o movimento. Raio Criador – estabelece atos e fatos, em nosso campo de ação, enquanto lhe garantimos o impulso. Expressa flor ou espinho, pão ou pedra, asa ou algema, que arremessamos na mente alheia e que retornarão, inevitavelmente, a nós, trazendo-nos perfume ou chaga, suplício ou alimento, cadeia ou liberdade!”.
VEJA:
    Voltar para o conteúdo