Mistificação
Glossario > M
Mistificar é abusar da credulidade de alguém, iludindo a boa fé das pessoas, e quando um médium usa artifícios, fingindo estar incorporado com essa ou aquela Entidade, dizemos que está havendo mistificação.
É um perigo para todos, pois muita coisa desagradável pode ser fruto da pseudo Voz Direta, gerando conflitos e desarmonia, além do sério comprometimento do médium que o pratica, por contrariar o juramento que fez quando de sua Iniciação.
A mistificação é uma forma de interferência, embora chamemos de interferência a manifestação de um espírito Inluz que se faz passar por um de Luz, truncando mensagens e fazendo profecias. Na mistificação a interferência se faz pela vontade do médium, que passa a dizer coisas de acordo com seus desejos e visando obter efeitos em benefício próprio.
Koatay 108 confiava nos médiuns do Amanhecer, pois sabiam a força e a responsabilidade de uma Iniciação Dharman Oxinto.
Apesar disso, na prática está sendo muito encontrada a mistificação por parte de mestres e ninfas Aparás que buscam, em suas comunicações, aproveitar-se da situação em benefício próprio, sugerindo ajudas materiais e ligações físicas com Jaguares e pacientes, além de determinarem a troca de mediunidade e prisões. Essas situações são propiciadas por médiuns que se deixam levar pela vaidade, achando-se mais capazes do que os demais, afirmando que suas entidades são de alta hierarquia, enfim, querendo se destacar para impressionar os outros. Tornam-se, assim, instrumentos fortes das ações do Vale das Sombras e podem desequilibrar muitos trabalhos e perturbar os pacientes. Esses casos devem ser tratados com muita paciência e sensibilidade para não provocar o afastamento do médium da Doutrina. Sempre devemos nos lembrar de que a disciplina é individual. Cada um tem seus pensamentos, suas palavras e suas ações, de acordo com seu nível espiritual e seu desenvolvimento, e por isso merece todo o nosso respeito.
VEJA: