Reconsagração
Glossario > R
A Reconsagração de Adjuntos e componentes, realizada em outubro, é a renovação das forças da Consagração, distribuídas para aquele Adjunto e para cada médium de seu povo, dentro do mesmo princípio de que, naquele momento, as forças espirituais e, especialmente, as daquele Ministro, se projetem em cada plexo, permanecendo uma parcela nos planos superiores.
Aberto o ritual pelo 1º Mestre Jaguar, os três Devas fazem suas emissões e cantos; a Ninfa Yuricy faz a chamada das forças; os Trinos Presidentes Triada fazem suas emissões e cantos; uma corte leva os Trinos Herdeiros e suas ninfas, que irão representar Koatay 108 na Estrela Candente, passando por Pai Seta Branca, saindo pelo Turigano e indo para a Estrela. Ali, fazem suas emissões e cantos; a ninfa que vai representar Tia Neiva faz sua emissão e canto, e as demais farão suas emissões e cantos quando houver a substituição.
No Templo, iniciava-se a chamada e os Arcanos eram conduzidos por uma corte, passando diante de Pai Seta Branca e indo até o Radar, para fazerem o juramento. Mais recentemente, por fazerem o juramento em conjunto os Arcanos e suas ramas, os Trinos Triada passaram a se posicionar no Aledá, ficando os Arcanos e suas ramas na parte evangélica.
O juramento era feito pelo Adjunto de joelhos, de costas para o Radar, passando a ser feito de frente para o Aledá.
Feito o juramento, o Adjunto cumprimenta os Trinos em suas cassandras, e segue com uma corte e seu povo até a Estrela Candente, onde faz o roteiro, fazendo sua emissão diante da representante de Koatay 108. Serve-se, com sua ninfa, do sal e do perfume, e toma o vinho.
Em seguida, segue com seu povo para a Lança de Yemanjá, onde todos fazem a anodização e se servem do vinho, fazendo a elevação do vinho em conjunto.
Em seguida, vão até à Pirâmide, onde termina a jornada.
Segundo Koatay 108, os Adjuntos que não possuem povo deveriam escolher um Rama para se irmanarem e, junto àquele povo, receberiam a Reconsagração, fortalecendo aquela ligação. Mas isso não vem sendo feito, e eles têm passado individualmente, e, apesar de não terem componentes para consagrar, devem se reconsagrar.
VEJA: