Coroamento
Glossario > C
Coroamento é o encontro das duas polaridades – mestres (positivo) e ninfas (negativo) – para a realização de uma consagração.
Há duas formas de ser realizado o coroamento:
ESTRELA CANDENTE
Mestres e ninfas de posicionam em uma fila, na base da rampa lateral, obedecendo à hierarquia do mestrado, atrás dos Regentes Sol, Luz, Lua e Sublimação. Ao ser pedido o início do coroamento pelo Comandante, os mestres seguem pela passarela até diante da Cabine do Pai Seta Branca, onde fazem a reverência, e sobem pelos degraus verdes. As ninfas sobem a rampa e esperam que o mestre chegue ao penúltimo degrau, passando para o lado vermelho, e lhe estende a mão. De mãos dadas, descem os degraus vermelhos, Sol à direita da Lua, e, após percorrerem a passarela lateral, soltam as mãos e vão compondo a fila magnética que passa diante da cachoeira e vai subir pela rampa diante de Mãe Yara, passar pela ponte e ir para a anodização da entrada da Estrela. Os mestres Comandantes descem pela passarela azul, fazem a reverência, e sobem pelos degraus verdes, para o coroamento. Tia Neiva pediu que esse coroamento fosse registrado para que as fotos mostrassem como deveria ser feito, sem qualquer posição especial de mãos ou de braços:
CONSAGRAÇÕES DIVERSAS
No 1º de Maio, na Anodização, na Unificação e em algumas outras consagrações, mestres e ninfas formam a fila ao pé da rampa, e sobem juntos, descendo as escadas pela passarela vermelha e indo até diante da Cabina de Pai Seta Branca, onde, juntos, fazem a reverência e se dirigem para suas respectivas posições.