Exu - Acervo Koatay 108

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Exu

               
      Ao desencarnar, o Homem que foi, quando encarnado na Terra, uma pessoa de bem, um bom pai de família, culto, cientista, enfim, um membro de posição acima da média na sociedade, porém irrealizado, cheio de pretensões, agnóstico, descrente das palavras de Jesus, libera seu espírito que, por não aceitar as coisas mais simples, em nada crê, e se torna presa fácil para entidades experientes na manipulação de forças empregadas para tristes fins. Aquele espírito se transforma em um exu.
      Na Umbanda, os exus são espíritos guardiões, responsáveis ela ordem e disciplina dos locais de realização dos trabalhos, que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações altamente positivas que emitem, e são temidos por sua disciplina e rigidez. Na maioria das linhas afro-brasileiras, em suas origens, o exu era um orixá mensageiro, um guardião, amigo e mensageiro, transformador e sábio. Para a Umbanda, os espíritos que, com o correr do tempo, se tornaram marginalizados, bandidos, agindo como diabos, buscando alimentarem-se dos trabalhos tais como matança de animais e outros que os alimentam com energia vital, são denominados quiumbas.
      Assim, na visão de nossa Doutrina do Amanhecer, o exu é um espírito que não encontrou o caminho de Deus e se perde na vã esperança de conseguir sua ascensão somente pela astúcia, pela sabedoria científica e pelas fortes ligações com as sensações materiais. Não é um espírito das Trevas, mas também não tem Luz. É um sofredor que age no plano invisível da Terra.
      Os exus são líderes, sábios e inteligentes, que organizam escolas e universidades, que possuem numerosas falanges, se agrupando para agir em “linhas”, e mercenários, exigindo pagamento por seus trabalhos, que são feitos tanto para o Bem como para o Mal. Seu pagamento é feito pelos despachos e oferendas, de onde retiram as energias negativas que os alimentam.
      Nos cultos africanos disseminados no Brasil – candomblés, macumbas, umbandas e xangós – o exu é considerado embaixador dos demais deuses e portador de personalidade satânica, malévola, contrária aos interesses humanos, assumindo posição de protetores das cerimônias, cuidando para que transcorram sem turbulências ou interrupções prejudiciais.
      Como no mundo físico, a organização desses membros das Trevas vive da força e da energia individual. Pelos “terreiros”, os exus formam linhas de relacionamento entre o plano invisível e o físico, ampliando sua força na relação direta da quantidade de espíritos que são escravizados.
      No livro “Sob os Olhos da Clarividente”, Koatay 108 disse que os exus são preocupação constante da Espiritualidade, evoluindo pela assistência que dão àqueles com que têm afinidades, usando poderosas forças e máquinas complicadas que são construídas com magnético animal. Isso se deve a serem espíritos com cultura e inteligência apenas materiais, no plano mental concreto, com raciocínio que não alcança a nuança espiritual, vivendo no plano etérico, lidando com a maleabilidade molecular desse plano e utilizando o ectoplasma humano e os fluidos magnéticos da natureza como matéria-prima, uma vez que não têm capacidade para criar energia.
      Como no plano físico, seu poder decorre da sua capacidade de obter e controlar essa riqueza. No mundo dos exus predomina o ódio, o desconhecimento do amor e do perdão, e, por não terem consciência das qualidades e possibilidades de um espírito, pôr as negarem e não acreditarem nelas, precisam estar inventando continuamente aparelhos e máquinas para alcançarem mais poder e atingir seus objetivos.
      Eles não veem os espíritos de Luz e, quando percebem alguma coisa vinda dos planos superiores, atribuem isso a um fenômeno que precisam controlar. E estudam com afinco, como os cientistas da Terra, buscando descobrir a alma, Deus ou espíritos através de seus aparelhos, nos seus laboratórios. Por isso, os Mentores não deixam que eles penetrem nas forças do espírito, porque seriam desperdiçadas pelo seu egocentrismo.
      Segundo Tia Neiva, o Homem encarnado tem muito mais poderes que um exu. Mas os exus assediam preferencialmente os homens inteligentes, cultos e/ou religiosos porque extraem os conhecimentos deles.
      Na Doutrina do Amanhecer, devemos ter amor e carinho com todos os espíritos, inclusive os exus, embora nada queiramos deles, nada há que possam fazer por nós, a não ser a oportunidade de exercermos nossa fé, nossa capacidade missionária.
      Não podemos evitá-los nem fugir deles. Os exus são atraídos ao Trono Milenar, onde precisam ser trabalhados com muito amor e abnegação, para que possam ser doutrinados e recebam vibrações de amor e luz, despertando a consciência de suas mentes para a Doutrina Crística.
      Em geral, os exus são considerados verdadeiros demônios, mas, na realidade, são apenas espíritos sem noção do que seja certo ou errado, agindo de acordo com seus contratos, firmados com aqueles que buscam sua ajuda, nos locais onde se utilizam suas forças, até para a realização das mais terríveis obras.
      Existem os Exus Caçadores, que obsidiam e escravizam espíritos que se perdem na recusa de aceitar seus destinos cármicos, saindo da Pedra Branca revoltados ou desequilibrados.
      Quando recebeu a missão de conduzir a Doutrina aqui na Terra, Tia Neiva se preocupou com a ação dos exus, e decidiu dar um passo perigoso, partindo em busca de cada um deles, em suas cavernas, e propondo um pacto: os seus filhos não mexeriam com os exus e estes não tocariam em qualquer de seus filhos! Falou com cada um, e ficou um pouco constrangida, porque eles se riram dela, e perguntaram que poder teria ou pensaria ter. Ela apenas pediu que fosse respeitada a marca que seus filhos teriam (pela força da Iniciação), e que não entrariam em lutas ou demandas com os exus.
      Tia Neiva fez aquela jornada apreensiva, com medo nascido da sua inexperiência, mas confiante na visão que tinha de Pai Seta Branca fazendo Leitos Magnéticos para proteção de seus filhos.
      E ela teve pleno sucesso. Contava aqueles encontros com muito bom humor, relatando, por exemplo, o povo de Seu Zé Pelintra e alguns outros.
      É triste para nós quando, em um Trono Milenar, recebemos a visita de um exu que, ao ser perguntado sobre a sua atuação sobre um Jaguar e o trato feito com Koatay 108, ele nos responde que foi procurado e, assim, não está fugindo ao pacto. Esse grande endividamento está comprometendo muitos mestres e ninfas que, esquecidos de suas responsabilidades, fazem o cruzamento de correntes com essas forças.
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