Natureza - Acervo Koatay 108

Ir para o conteúdo

Natureza

               
     A Natureza é o conjunto de entes e seres, independentes de intervenções refletidas ou conscientes, que constituem todo o Universo. A Terra é parte da Natureza, que nela se coloca em três reinos: mineral, vegetal e animal. Interdependentes e interagentes, estes três reinos emitem fluídos e vibrações, fenômenos que o Homem já conheceu, mas pela Ciência e vaidade, foram sendo esquecidos através dos tempos e dando lugar à tecnologia e à ideia de que a Natureza é um sistema mecânico, regido por leis e equações matemáticas.

Desde a antiguidade, a ideia aceita foi a de que a Natureza compreendia quatro elementos:
  1. Elemento TERRA: com a energia potencial característica do estado sólido, isto é, forma e volume definidos, estrutura compacta, matéria de alta densidade com radiações de baixa frequência e que caracteriza a matéria vegetal e agrícola;
  2. Elemento ÁGUA: com a energia potencial do estado líquido: volume constante, forma variável, tendência ondulatória, com radiações de frequência média, fertilizando a germinação do ciclo vital, característica dos alimentos;
  3. Elemento FOGO: anima a energia radiante, o estado ígneo, volume e forma indefinidos, com propriedades de interpenetrar a matéria nos outros três estados, gerando força eletromagnética de altíssima vibração, latente e renovadora do ciclo vital, constituindo a energia; e
  4. Elemento AR: o estado gasoso, com matéria de baixa densidade, forma e volume indefinidos, passível de expansão e contração, com radiações intrínsecas de alta frequência, proporciona a respiração no ciclo vital, caracterizando os animais e o Homem.
      Para nós, Jaguares, a Natureza é a essência de Deus introduzida na forma, e aprendemos a ter respeito e a entender os diversos aspectos naturais que nos rodeiam, procurando harmonia e equilíbrio com o mundo do qual somos apenas uma parte, que sabemos não poder ser regido por experiências nem medidas estabelecidas pelos cientistas, e no qual penetramos somente através da compreensão e do conhecimento das Leis de Deus.
      Temos os três reinos de nossa natureza, formados pelo espírito, perispírito e plexo físico. Pela nossa harmonia vibracional, fazemos um equilíbrio que nos traz benefícios na parte espiritual e na parte material, proporcionando melhor entrosamento com as energias de várias origens que nos chegam e com as intuições que nos são enviadas por nossos Mentores. Cada um desses três reinos tem ativa participação na nossa vida e no nosso progresso individual.
      Embora tenhamos a divisão da Natureza física da Terra nos seus três reinos, ainda fica uma grande parcela sem podermos classificar, pois envolve a ação das forças telúricas e das diferentes forças que se propagam por todo o Universo, que nos envolvem, influenciando profundamente aqueles três reinos e, por desdobramentos e derivações, agindo na Natureza do próprio Homem.
      Na História da Humanidade, o Homem sempre procurou dominar a Natureza, sentindo-se Deus. Mas tem sido sempre desastrosa esta ideia pretensiosa, pois ao chegar nos limites das experiências, tem que enfrentar a desintegração de toda uma civilização, que se faz necessária para poder ser mantido o equilíbrio do Universo.
      Tardiamente, nesta nossa era, os cientistas se movimentam para restabelecer a harmonia natural da Terra, já tão agredida e desgastada.
Voltar para o conteúdo