Sublimar
Glossario > S
Sublimar é o fato de alguém julgar que atingiu um grau muito elevado na escala de valores morais, intelectuais ou estéticos.
O Homem que se deixa levar por sentimentos de superioridade, principalmente em uma religião, doutrina ou seita, sentindo-se próximo da perfeição e muito mais adiantado do que seus semelhantes, está sublimando.
Quando encarnado, o médium do Amanhecer deve estar alerta consigo mesmo para evitar o difícil estado de sublimação.
Na Terra, não temos condições de nos tornarmos santos, pois somos pólos geradores de energia vital, de magnético animal, que é a força da Terra, a força do Jaguar.
Temos, sim, na Doutrina, todas as condições para nossa evolução, trilhando com amor, tolerância e humildade, a Nova Estrada, o caminho de Jesus, entregando-nos à Lei do Auxílio.
Querer ser santo ou sentir-se um santo é total desequilíbrio, sublimação perigosa, um precipício onde nos lançam o orgulho, a vaidade e o fanatismo.
O Homem, em sua jornada, especialmente o Jaguar, tem como dever lutar por tudo aquilo que deseja, dentro de seu livre arbítrio, tanto em sua vida material, buscando o conforto e bem-estar daqueles que lhe foram confiados, como na sua vida religiosa. A sua mente precisa irradiar sua força e seu amor em todos os sentidos, como um sol radiante emite seus raios.
Aquele que estaciona, se acomoda, para de lutar e se conforma com sua vida torna-se irrealizado. O conformismo é o símbolo da derrota do espírito.
O Homem deve ter sempre, em sua mente, a consciência de que jamais encontrará tranquilidade na Terra.
VEJA: