Terapias alternativas
Glossario > T
Com o advento da Nova Era, a Humanidade buscou variadas formas para tratamento de seus desequilíbrios energéticos, através de medicamentos e métodos, antigos em sua maioria, formando diversas terapias alternativas, atualmente já sendo pesquisadas pela Ciência, entre as quais destacamos:
- ACUPUNTURA – Método terapêutico oriental, surgiu na China, há mais de 5.000 anos. Libera a energia circulante no organismo pela introdução de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades em pontos específicos do corpo, tratando várias doenças e auxiliando os pacientes de quimioterapia, não sendo indicado nos casos em que haja nervos lesionados. Os chineses posicionaram cerca de 1.000 pontos de acupuntura, todos ligados em grupos por 12 linhas imaginárias, chamadas meridianos.
- ANTROPOSOFIA – Medicamentos homeopáticos, misturas variadas de vegetais e minerais, buscando a manutenção do bem-estar e prevenção de várias doenças, atua sobre problemas físicos e emocionais, dentro de um sistema que tem visão global do Homem e da sua saúde, sendo usada como coadjuvante nos tratamentos médicos tradicionais.
- AROMATERAPIA – Usa loções, cremes, compressas, banhos e inalações de misturas feitas com óleos essenciais extraídos de vegetais, que atuam nas doenças físicas e emocionais, causando relaxamento e revitalização das células, atuando sobre distúrbios emocionais, como tristeza e melancolia.
- AURICULOTERAPIA – Modalidade de Acupuntura baseada na reflexologia, focando o estímulo do microssistema nas orelhas, buscando a cura e prevenção de doenças em todo o corpo. São usadas agulhas menores , além de sementes nos pontos nervosos, para ampliar o efeito.
- CONES CHINESES – Técnica de origem remota, faz a limpeza e desobstrução das vias aéreas por meio do calor e da fumaça produzidos pela queima de parafina e algodão. O cone é colocado próximo à orelha do paciente e queimado na ponta oposta, fazendo com que a fumaça entre nas vias aéreas. É indicado para rinites, sinusites, labirintite e problemas de equilíbrio.
- CRANIOPUNTURA – Mais uma modalidade de Acupuntura baseada na reflexologia, focando o estímulo do microssistema na cabeça, buscando a cura e prevenção de doenças em todo o corpo.
- EXERCÍCIOS ORIENTAIS – Tais como Yoga, medicina Ayurvédica, Tai Chi Chuan, Lian Gong e vários outros, que combinam movimentos, exercícios, massagens e meditação, além de medicamentos vegetais, dietas e controle respiratório, buscando o equilíbrio físico, mental e emocional.
- FITOTERAPIA – Como elementos do reino vegetal, em sua maioria, manipulam a energia solar, através da fotossíntese, as plantas armazenam variadas formas de energia, irradiando muita vitalidade através de suas auras, que são individualizadas de acordo com cada espécie, na qual se processam diversos processos químicos e biológicos, determinantes de fatores energizantes que atuam na cura e reconstituição da energia vital do Homem. Sua utilização pode ser diretamente na alimentação, com o consumo de frutas, legumes e verduras, ou através dos chás, onde, pela infusão de partes das plantas (raízes, caules, folhas, flores e frutos), obtêm-se a diluição, na água, das propriedades do vegetal. Há, também, o uso de banhos, onde o magnético da planta utilizada atua na pele e nos chakras, indo equilibrar a própria aura. Essa energia vem merecendo profundos estudos científicos, já sendo empregada na produção dos florais, que visam não só as propriedades físico-químicas, mas, essencialmente, o conjunto energético de cada uma das variadas espécies vegetais. Medicamentos feitos com essências vegetais que demonstram comprovados efeitos terapêuticos, principalmente nos males do aparelho digestivo e nos casos de ansiedade e insônia. Utilizada na farmacopéia chinesa a partir de 2.500 anos antes de Cristo, iniciou-se com o emprego do óleo das plantas do gênero Hydnocarpus para o tratamento da lepra, e diversas ervas que eram associadas à Acupuntura e às massagens para os diferentes tratamentos. Na farmacopéia atual, no Brasil, cerca de 40% dos medicamentos são produzidos com princípios ativos retirados das plantas.
- FLORAIS – Baseados no efeito terapêutico das essências das flores, que varia de acordo com a região do planeta, esses medicamentos harmonizam as emoções e promovem o bem-estar. O médico bacteriologista inglês Edward Bach (1886-1936) declarou ter descoberto uma nova terapia com a aplicação de essências florais, tendo registrado 38 essências, que passaram a formar os “florais de Bach”. Com o avanço das pesquisas, por todo o planeta, surgiram novos florais, que auxiliam na recuperação de impregnações deixadas por antigas emoções, represadas e acumuladas nas pessoas, causando problemas físicos e energéticos.
- GUASHA – Baseada em atos reflexos, a energia é distribuída pelo corpo através da raspagem com pedras lisas – jade, ágata branca, ágata rosa, cristal, ônix – com um óleo especial. A raspagem causa vermelhidão na área e o aspecto das manchas reflete os problemas do corpo. A coloração some em até duas horas após a sessão e, durante esse período, essas áreas não devem ser expostas ao sol ou ao vento. Esse tratamento atinge diversos tecidos simultaneamente, tais como pele e músculos, e estimula a circulação sanguínea e a linfática.
- HIPNOSE – Praticada desde o Antigo Egito, onde existiam numerosos atendimentos em “Templos do Sono”, nos quais os sacerdotes hipnotizavam os pacientes e faziam os procedimentos de cura, foi aplicada na Grécia, com surpreendentes resultados. A fase científica da hipnose foi implantada, em 1765, por Franz Mesmer (1734-1815), e denominada mesmerismo. Ele afirmou que todos os corpos vivos possuem um fluído magnético circundante, do qual emana uma força que anima toda a criação e estabelece uma forma de comunicação entre os seres. Foi duramente criticado pelos médicos, que apoiavam suas ideias básicas, mas não admitiam a forma de tratamento que ele aplicava, visando a intensificação de forças magnéticas através de complicados instrumentos. De modo geral, a sugestão atuava de forma positiva nos casos de pacientes portadores de males provocados por desequilíbrio de excitações psico-nervosas, daí nascendo a crença do poder de cura do magnetismo. A partir da morte de Mesmer, sua teoria tomou dois rumos: um dos aventureiros e charlatães que buscavam a exploração das forças dentro da crendice e da superstição, e outro que buscou identificar melhor a ação do magnetismo, como Ivan Pavlov (1849-1936), que explicou como a ação das palavras do hipnotizador, inibindo o córtex cerebral do paciente, conseguia diminuir suas dores e perturbações. É a técnica utilizada, há séculos, pelos grandes xamãs indígenas.
- HOMEOPATIA – Tem seu princípio anunciado por Hipócrates (460-355 a.C.), que declarou: semelhante cura semelhante”. Mas a primeira obra científica sobre esta terapia surgiu em 1796, escrita pelo médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann, considerado o Pai da Homeopatia, descrevendo sistema de tratamento das diversas doenças pela ingestão de doses infinitamente pequenas de substâncias que produzem, em pessoas sadias, sintomas semelhantes aos do paciente que está sendo tratado. No Brasil, em 1979, a homeopatia foi reconhecida oficialmente como especialidade pela Associação Médica Brasileira.
- MEDITAÇÃO – Importante componente das linhas orientais, trata os estados de ansiedade, depressão, esgotamento mental e falta de concentração, não tratando diretamente das doenças, não tendo medicamentos físicos. O paciente se concentra e faz um exame interior, buscando sentir as vibrações de cada órgão, das diversas regiões de seu corpo físico, estimulando a ação intensa da sensibilidade espiritual.
- MOXABUSTÃO – Agindo nos pontos da Acupuntura, utiliza bastões de algodão e plantas medicinais aquecidos que são aproximados dos pontos de energia.
- ORTOMOLECULAR – Medicamentos à base de procaína e outros fármacos, visando à reposição de vitaminas e minerais no organismo, para evitar a oxidação das células, fator que causa o envelhecimento da pessoa e vários tipos de câncer.
- QUIROPRAXIA – Não tem medicamentos, faz o tratamento da tensão muscular e distúrbios relacionados com a postura corporal e pequenos desvios vertebrais, através da manipulação da coluna vertebral e melhoria das articulações e vértebras.
- REFLEXOLOGIA – Também sem medicamentos próprios, trata o paciente pelo alívio de dores e pelo relaxamento muscular, através da palpação ou pressão das áreas e pontos reflexos nos pés, nas mãos e nas orelhas, que têm relação com cada osso, músculo, glândula ou órgão do corpo humano.
- REIKI – Método de cura natural pela imposição das mãos, dentro da ideia de que tudo o que é vivo compartilha da mesma energia vital, que se enfraquece na medida em que a vida prossegue, desgastada, também, pelo estresse, ansiedades e tristezas. O reiki se propõe a restaurar essa energia pela imposição das mãos, por dois minutos, em cada ponto energético do corpo, desde a cabeça até os pés. Suas principais indicações são: estresse, dores crônicas, ansiedade e dificuldade de concentração.
- SHIATSU – Sem medicamentos químicos, tem efeito preventivo, relaxante e curativo, aliviando dores, tensões musculares e o cansaço, pela massagem oriental nos pontos utilizados pela Acupuntura, assim procedendo à substituição das agulhas, uma vez que seus seguidores não as aceitavam.
- VENTOSAS – Agindo nos pontos da Acupuntura, utiliza ventosas com sucção a vácuo nos pontos de energia.