Trabalho Especial
Glossario > T

Em casos de doenças ou outras causas que impeçam o paciente de chegar ao Templo, um Trino Triada ou um Presidente de Templo pode autorizar o deslocamento de médiuns para a realização de um trabalho especial.
Deve ser um grupo de sete médiuns Centuriões: um Doutrinador para o comando e três pares de Doutrinador e Apará. O ambiente deve ser preparado com uma toalha branca, sal e perfume para anodização, uma vela e um copo transparente com água.
Antes de abrir o trabalho, deve ser feita a defumação do local todo (se uma habitação, de todos os seus cômodos; se um escritório ou oficina, de todas as dependências).
O trabalho é aberto pelo comandante, de preferência sem a presença dos moradores, que devem ficar em outro cômodo, enquanto se processam as fases de incorporação de obsessores ou sofredores e de manipulação por Pretos Velhos e Caboclos. Tão logo as Entidades concluam essa fase de incorporação de irmãozinhos, os moradores podem chegar aos médiuns, recebendo as bênçãos e mensagens.
Após o encerramento, deve ser evitada a permanência do grupo de médiuns no local e, especialmente, o convite para lanches ou refeições.
Nos Retiros e Trabalhos Oficiais, por decisão de um dos Presidentes do Dia, pode ser pedido um trabalho especial para um paciente necessitado, que será atendido, com prioridade, em três Tronos Vermelhos.