Esperança
Glossario > E
A esperança é a força que mantém o ânimo do Homem, seu entusiasmo, sua crença, sua fé na mensagem do Evangelho, objetivando sua própria felicidade. Temos que marchar com esperança para descobrir o que está além dela, não nos deixando abater pelas decepções, chegando ao estágio do amor incondicional pela perseverança nas palavras do Divino e Amado Mestre Jesus.
Enquanto tem esperança, o Homem sabe trilhar sua estrada, agindo e caminhando com determinação, com confiança em si mesmo, aplicando sua imensa força e buscando a realização de seus sonhos e de suas metas cármicas.
Sem esperança, ele se perde para sempre.
A esperança numa vida futura, dentro dos conhecimentos doutrinários, nos estimula na prática da caridade, nos fortalece para nos mantermos dentro da correta conduta doutrinária.
A esperança se constitui em apoio dos fracos e dos fortes, dos pobres e dos ricos, dos poderosos e dos necessitados. Na doença, ela fala sobre as bênçãos da saúde, inspirando coragem
A esperança é uma mensageira divina que ante o ardor do verão, quando tudo resseca, fala com suavidade do outono que se avizinha. Na solidão ou no abandono, ela faculta a ligação com Deus e sempre oferece uma palavra de bom ânimo.
A força da esperança é tão grande que vence o tempo. Vence também a morte porque descobre a imortalidade que fala dos afetos que, embora sem o corpo físico, vivem e continuam a amar.
A esperança é um ato da vontade, livre e honesto, movimento dinâmico dirigido a um objetivo ausente, difícil de alcançar, mas, ao mesmo tempo, acessível pelo nosso esforço e pela nossa tolerância.
Em sua Epístola aos Romanos (V, 1 a 5), o Apóstolo Paulo declarou: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas atribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo espírito que nos foi dado.”
O Jaguar, pela esperança na Nova Estrada, vence, com tolerância, as dificuldades do caminho, perseverante na fé do Sistema Crístico e nos princípios da sua Doutrina.
A esperança é uma das características mais marcantes do espiritualismo e da Doutrina do Amanhecer. A vida sem esperança é a que levam os materialistas e ateus, certos de que tudo se acaba quando a vida nesta Terra chega ao fim.
A esperança nasce da fé nas palavras do Divino e Amado Mestre Jesus, como nos diz Paulo em sua Epístola aos Gálatas (III, 2 a 4): “Só quisera saber isso de vós: recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo espírito, acabeis agora pela matéria? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão!”
Nos momentos difíceis, nas passagens estreitas, quando a dor e a incompreensão buscam nos arrastar para os negros abismos, só a fé alimenta nossa esperança e esta nos dá forças para continuarmos em nossa missão.