Felicidade - Acervo Koatay 108

Ir para o conteúdo

Felicidade

               

      A felicidade é um estado venturoso, quando se sente, em nossa mente, a plena realização de desejos positivos e os bons resultados de esforços para obtenção de objetivos espirituais ou materiais. É uma sensação mais espiritual que o prazer, e se constitui em um ponto final de múltiplas ações, sendo apreciável por si mesma.
      São diversos os caminhos para atingir os variados graus de felicidade, mas devemos dar atenção especial à harmonia de nossa mente, à nossa saúde física, ao conforto e segurança material, e à convicção de estarmos cumprindo nossa missão, com amor e compaixão, e não desejar o impossível. Os budistas salientam a riqueza, a saúde e a fama como os grandes componentes da felicidade humana, mas afirmam que é necessário para isso, em primeiro lugar, a paz do espírito e, em último, o dinheiro.
      Existe um método para nos ajudar a sermos felizes: termos serenidade para aceitar o que não podemos mudar, coragem para mudar o que pudermos e sabedoria para diferenciar esses dois grupos.
      De modo geral, a felicidade é o fruto de nossa mente e da nossa criatividade, em busca de melhorar o nosso caminho e o daqueles que estão junto a nós, na marcha evolutiva. É, também, a ausência de sofrimento e de preocupações, que leva o Jaguar a entender que o ponto inicial para a busca da felicidade é ser bom, agir positivamente e de acordo com seus conhecimentos doutrinários, tornando-se útil a si mesmo e a seus irmãos encarnados e desencarnados na evolução de seus respectivos carmas. De acordo com seus conhecimentos, aprende que todo Homem feliz é bom, mas nem todos os Homens que são bons conseguem sentir a felicidade.
      Na Epístola de Paulo aos Filipenses (4-6, 7, 11, 12 e 13) encontramos: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidos, diante de Deus, os vossos pedidos, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (…) aprendi a ser feliz em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também honrado; de tudo e em todas as circunstâncias. Já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece."
      Há, porém, um provérbio árabe que nos adverte: Cuidado com o que pedires a Deus, porque Ele poderá te atender…
Voltar para o conteúdo