Virtude
Glossario > V
Virtude é o aperfeiçoamento do Homem para o cumprimento de sua missão, uma condição de aperfeiçoar e melhor alicerçar suas capacidades, especialmente seus sentimentos, para agir na trilha do Bem, e isso é importante em nossa Doutrina porque fortalece a ação do Jaguar em sua estrutura moral e facilita sua fidelidade à elevada conduta doutrinária.
Opondo-se aos vícios, dá condições para que melhor possamos entender e definir nossos sentimentos, dominando nossos sentidos e nossas vontades, ao mesmo tempo em que nos ensina o equilíbrio de nossa vida, delimitando os excessos e os extremismos de nossos atos, pensamentos e palavras.
Existem dois tipos de virtudes:
- INTELECTUAIS – ou dianoéticas, que nos aperfeiçoam a inteligência para a percepção e conhecimento das verdades, constituindo-se por entendimento, sabedoria, ciência, prudência e arte.
- MORAIS – que correspondem às múltiplas ações da presença e atuação do ser humano em suas diversas situações, entre as quais as mais importantes são a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança, que envolvem todos os demais tipos, embora muitos citam a coragem como a virtude que garante todas as outras. Também o pudor – o sentimento de vergonha procedente de pensamentos e ações vis – pode ser considerado uma virtude moral, uma vez que regula a libido e o relacionamento sexual.
Confúcio disse que: enxergar o que é certo e deixar de fazê-lo – isso é falta de coragem.
O Jaguar deve ter constante preocupação com seus deveres profissionais e familiares, buscando as virtudes referentes às relações sociais: honradez, espírito de justiça, sinceridade, bons sentimentos e fortaleza do espírito. Sua preocupação deve ser a de não praticar o mal e ter consideração com os sentimentos alheios. Só pode, por esse caminho, conseguir seu aprimoramento espiritual e penetrar mais profundamente na grandeza da Doutrina, bem utilizando todo seu potencial para praticar o Bem, a qualquer momento e onde estiver, em favor de todos que puder. Aprende a evitar ser causador da dor ou do desespero de quem quer que seja, mesmo daqueles que o fazem sofrer por força das situações de reajustes. Vai assimilando a ideia de que pela Verdade conseguirá ser livre; pela Esperança conseguirá dar alento a si mesmo e aos outros; pela Caridade irá ter seu merecimento em sua marcha cármica; e pelo Conhecimento terá melhores e mais efetivas condições de aplicar todas as forças curadoras e desobsessivas.