Voz
Glossario > V
A voz é o conjunto de sons ou ruídos que são produzidos nas cordas vocais vibrando pela passagem do ar.
A frequência e amplitude da voz dependem dos centros de fonação, que estão em íntima ligação com os centros nervosos auditivos e visuais, mas seu padrão final é comandado pelo chakra laríngeo, embora sofra influências físicas da laringe, da faringe, das fossas nasais e da boca, que dão o timbre individual, próprio de cada pessoa, à palavra falada.
A voz tem grande importância na função mediúnica, pois é o instrumento físico da mediunidade, harmonizando-se com o padrão vibratório de quem fala, sendo portadora do ectoplasma, das vibrações que vão atingir e agir nos seres que a ouvem, bem como dar estrutura ao ambiente onde o médium vive.
Principalmente no Templo, devemos controlar nossa voz, evitando gritar ou falar em voz alta, pois isso pode provocar alterações no ambiente, além de atrair, pela estridência e dissonância, cargas negativas, magnéticas e outras emanações dos irmãos encarnados e desencarnados que ali estão em tratamento.
O médium deve ter autocrítica e aprender a controlar sua voz, não só quando faz sua emissão e seu canto. Principalmente se for um Doutrinador, o que significa trabalhar fazendo doutrina em espíritos incorporados e comandar trabalhos, deve saber falar mansa e claramente, firme e concentrado, ficando sua atuação comprometida caso sua voz seja estridente ou dissonante, atropelando as palavras ou as pronunciando erradamente.