Olhos
Glossario > O
Segundo o filósofo chinês Mêncio, “os olhos e os ouvidos não têm por função pensar, e estão sujeitos a serem turvados e embotados pelas coisas que os afetam. Mas pensar é função da mente, que pode também ser turvada e perturbada pela emoção, trazendo dificuldades para a livre expressão do pensamento.”
Uma onda eletromagnética varia o comprimento de sua vibração entre 1 quatrilhonésimo de metro a 100 milhões de metros, mas a visão humana percebe, apenas, as ondas que se encontram entre 400 (cor violeta) e 750 milimícrons (vermelho). Um milimícron é 1 mil milionésimo de metro.
Quando nos referimos aos “cegos, surdos, mudos e incompreendidos” não estamos falando de alguma deficiência física, mas, sim, sob o aspecto espiritual, vibracional. Aquele que é portador de uma deficiência física está cumprindo a Lei de Causa e Efeito, o seu carma, e só podemos ajudá-lo fortalecendo seu espírito para que possa passar, sem revolta, sua provação.
Mas nossa missão inclui aqueles que têm deficiências que os levam a não ver, a não ouvir, a não falar e a não entender as lições da Espiritualidade Maior, deficientes da visão de suas almas, e que podem ser curados pelas vibrações de amor, pela tolerância e pela humildade.
No Sermão da Montanha, Jesus ensinou (Mateus, VI, 22 e 23): “Teu olho é a luz do teu corpo. Se o teu olho for simples, todo o teu corpo será luminoso. Mas se o teu olho for mau, todo o teu corpo estará em trevas. Se pois, são trevas a luz que há em ti, quão grandes não serão as mesmas trevas?” E na parábola dos operários, em Mateus XX, 15, surge uma indagação que comumente fazemos: “Acaso o teu olho é MAU porque eu sou BOM?”, demonstrando o poder maléfico da inveja, que perturba tantas vidas.
Os olhos são nosso contato mais importante com as pessoas e com as coisas deste nosso mundo. Os olhos – importantes pontos de emissão e recepção – são uma espécie de extensão do encéfalo e suas únicas partes visíveis ao mundo exterior, fazendo contínua transmissão de imagens ao córtex visual, localizado na superfície do encéfalo.
A percepção visual é de vital importância para o Homem.
Quando você olha para alguém com ódio, gera violência; com medo, traduz submissão e insegurança; com desconfiança, produz rejeição.
Se seu espírito estiver equilibrado e sua vibração estiver elevada, seus olhos transmitirão amor, ternura e segurança, gerando aceitação, felicidade e paz em seu redor.
É preciso aprender que, para nossa alma, o importante é sempre ver o nosso Universo com bons olhos!
Quantos testemunhos da passagem de Jesus na Terra declaram o poder de Seu olhar. Na história de Reili e Dubale, Koatay 108 nos contou como aqueles dois cavaleiros mercenários foram invadidos pelo grande amor incondicional pelo simples olhar de Jesus.
Os olhos do Doutrinador, o médium com suas consagrações e dentro da perfeita conduta doutrinária, emite potente força magnética, que lhe permite imensa ajuda a espíritos sofredores, encarnados ou desencarnados, intensificando as palavras pronunciadas em sua doutrinação, complementando seu ensinamento.
Uma grande verdade está no dito popular: os olhos são o espelho da alma.
O atual estágio da Ciência vem desenvolvendo o estudo da íris, constituindo a Iridologia importante pesquisa não só para o diagnóstico da saúde do paciente como, também, para sua análise comportamental. Os vários aspectos da íris, examinados ao vivo ou através de fotografias digitais, fornecem todo tipo de informações sobre o organismo e o comportamento das pessoas.
Atualmente, foram estabelecidos por Denny Johnson (Método Rayid) quatro tipos de íris, cujas colorações básicas são o marrom e o azul verdadeiros, sendo as demais colorações derivadas dessas, e que equivalem a quatro personalidades:
- Tipo JÓIA ou MENTAL: pessoas intelectuais, pensadoras, com grande capacidade de análise, questionadoras, com autocontrole e controladoras, falam bem, disfarçam suas emoções, ponderadas e detalhistas, difíceis de mudar, com temperamento sensível e inquisidor, grandes observadoras;
- Tipo FLOR ou EMOCIONAL: pessoas alegres, espontâneas, impulsivas, que agem para depois pensar, sensuais, com grande desenvoltura, apreciam música e artes, são românticas, criativas e expressivas, e efetuam mudanças repentinas e radicais;
- Tipo CORRENTE ou SINESTÉSICO: pessoas de grande sensibilidade física, mental e intuitiva, sempre receptivas aos estímulos exteriores, afetivas e caridosas, conciliadoras e pacificadoras; e
- Subtipo AGITADOR ou EXTREMISTA: combinação dos tipos Jóia e Flor, gerando temperamento dinâmico e entusiasta, intensas na manifestação subconsciente, aprendendo com mais eficiência pela intuição e pelo contato, extremistas, dedicadas, pioneiras, leais e tenazes, adotando sempre posições de desafio.
Buda ensinou que “de olhos abertos vemos o nosso mundo exterior; de olhos fechados sentimos o nosso mundo interior.”
Os olhos captam as imagens, e aí iniciam uma sequência de reações químicas e físicas, que culminam no córtex visual, onde se faz o entendimento do que foi visto. Com o progresso da Ciência, a ressonância magnética funcional e o mapeamento cerebral se colocam como as grandes armas para o tratamento e recuperação de diversas patologias relacionadas com as funções visuais, já tendo sido identificada a Área VI do córtex visual como passível de ser ativada pela imagem mental.
VEJA: